No âmbito da Estratégia Regional de Especialização Inteligente definida para a região norte, e enquadrada no Norte 2020, foi definido como um dos domínios de especialização as Indústrias da Mobilidade e Ambiente. No que diz respeito às tendências internacionais mais relevantes em face da especialização da Região do Norte, a trajetória de inovação deverá concentrar-se na redução dos consumos de energia, dos impactos ambientais e dos custos operacionais.
Neste sentido importa considerar as oportunidades criadas para o utilizador final na identificação de soluções ambientalmente mais responsáveis, nomeadamente, no que se refere à utilização de combustíveis verdes.
O projeto U.Norte Inova pretende discutir os fatores que facilitam e inibem parcerias de I&D e inovação entre as Universidades e as Empresas no Sector da Mobilidade e Ambiente, com enfase específico nos Biocombustíveis.
A sessão de discussão decorreu no Régia Douro Park no dia 13 de Julho, com a participação dos vários parceiros e da Forestis, sendo precedida de um espaço de networking por forma a fomentar a ligação dos investigadores com as empresas.
.