Workshop &
Match Making

Unindo a
Investigação e a
Indústria na era
da Indústria 4.0

O que é?

O Fórum Match@Indústria4.0 pretende debater as prioridades e necessidades tecnológicas no sector da Indústria 4.0 e, por conseguinte, promover a aproximação entre a academia e a indústria, servindo de rampa de lançamento para futuros projetos colaborativos.

Durante a manhã, serão apresentadas as competências das Universidades do Norte de Portugal nesta área, assim como casos de sucesso de colaboração universidade-indústria. Segue-se um debate em formato de mesa redonda onde serão discutidas boas práticas, desafios e experiências, contando com oradores dotados de uma vasta experiência na área, partilhando a perspectiva quer da academia quer da indústria.

Da parte da tarde, ainda no espírito da promoção e aceleração de projetos colaborativos universidade-indústria, serão realizadas reuniões de “match making” onde as empresas que previamente registem as suas necessidades e interesses terão a possibilidade de as discutir com os especialistas nessa área com vista ao estabelecimento de futuras parcerias que vão ao encontro dos problemas apresentados.

Porquê?

A Indústria 4.0, termo que representa o que é já considerado a quarta revolução industrial, promete revolucionar a indústria como a conhecemos reduzindo custos, otimizando a utilização de recursos e aumentando a capacidade produtiva. A utilização e integração de tecnologias como sistemas ciber-físicos, cloud computing, dispositivos IoT, big data, redes de comunicação, ciber-segurança, sistemas inteligentes, simulação, realidade virtual ou realidade aumentada, entre outros, promove a inovação, melhoria e flexibilidade dos processos produtivos e de negócios na indústria ao longo de toda a cadeia de valor.

Agenda

09:00 | Registo

09:15 | Sessão de Abertura

Professor Filipe Vaz, Pró Reitor da Universidade do Minho para a Investigação e Inovação
Marta Catarino, Diretora do Departamento de Transferência de Tecnologia da TecMinho

09:30 | Indústria 4.0 a nível académico: Competências e resultados

DONE lab, António Pontes, coordenador da UMinho para a parceria Bosch Car Multimedia - UMinho
Competências do Done lab, laboratório único em Portugal para a manufatura aditiva avançada de protótipos e ferramentas.

Primecog, Eng. Armindo Lobo, CEO
Competências no desenvolvimento de sistemas que permitem ás organizações controlar automaticamente e em tempo real as suas operações internas, e trocar informações com parceiros externos, promovendo a criação de valor e a sustentabilidades dos negócios.

IFIMUP - Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto, André Pereira, Professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Co-fundador e CTO da spin-off iNanoEnergy
Competências na implementação de sistemas de informação em locais remotos e adversos de extração matérias primas e produção, no design e prototipagem de soluções energéticas renováveis para alimentação pequenos aparelhos elétricos.

CCG, Carlos Neves (TBC)
Competências do CCG na área da indústria 4.0.

10:30 | Coffee-Break

11:00 | Colaboração com a Indústria: Casos de Sucesso

Bosch Car Multimedia , Eng. Francisco Duarte (Coordenador de projetos da Indústria 4.0 para a Bosch em Portugal e Espanha)

(A Indicar)

António Abreu Metalomecânica, Eng. Carlos Monteiro, Diretor do Departamento de I&D
Resultados da aplicação de metodologia colaborativa para a gestão de todos os processos de fábrica e de negócios conseguindo assim melhorar a qualidade dos produtos, otimizar a gestão de recursos, reduzir custos e aumentar as oportunidades de negócios e a capacidade produtiva numa PME.

12:00 | Mesa Redonda - Oportunidades e Desafios da Indústria 4.0: “O que podemos esperar da indústria do futuro?"

Moderador: Marta Catarino, Diretora do Departamento de Transferência de Tecnologia da TecMinho.

13:00 | Encerramento da sessão

14:30 | Evento de “Match Making”*

17:00 | Encerramento do evento de “Match Making”

*As empresas que desejem participar na sessão de “match making” deverão previamente registar as suas necessidades AQUI. As empresas selecionadas terão a possibilidade de as discutir com os especialistas na área qual o seu objetivo e de que forma o poderão solucionar, com vista ao estabelecimento de parcerias que solucionem os problemas apresentados. Cada sessão terá a duração de 30 minutos.

Data e Local

17 de Maio de 2018

Espaço B-Lounge
Biblioteca da Universidade do Minho (Edifício 13),
Campus de Azurém - Guimarães

Programa detalhado, perfis dos oradores e outras informações poderão ser encontradas AQUI.
As inscrições para a sessão de apresentação de casos de sucesso e debate sobre boas práticas devem ser realizadas AQUI.
As inscrições para as sessões de “match making” da tarde devem ser realizadas AQUI.
Para mais informações contacte Adriana Cunha (TecMinho) através de EMAIL ou do número +351 253 510 996.

Formulário de Inscrição


A sessão de “match making” destina-se a entidades industriais que queiram inovar nos seus processos produtivos e de negócios implementando tecnologias da área da Indústria 4.0. No formato de reuniões bilaterais de “match making” universidade – empresa, com a duração de 30 minutos. As empresas selecionadas terão oportunidade de discutir oportunidades de colaboração com investigadores nas áreas em que manifestem maior necessidade ou interesse.

De forma a proceder ao mapeamento das competências que poderão ser úteis para solucionar os desafios enfrentados pela sua empresa será necessário responder às questões apresentadas com o máximo detalhe. Esclarecimentos adicionais poderão ser solicitados. Toda a informação fornecida será tratada com a mais estrita confidencialidade, e apenas com o objetivo de identificar as competências, tecnologias e investigadores que melhor possam corresponder ao perfil desejado pela empresa.

Financiamento

Organização