A vontade de abertura das universidades à sociedade e a convicção de criação de universidades de excelência inseridas num ecossistema económico e social robusto são os fundamentos deste Projeto, assente em 6 ações: “SENS.NORTE”, Sensibilização para a Inovação, “Balcão UNorte”, “Balcão de competências e tecnologia”, “MATCH.NORTE, Co-promoção, Transferência e Disseminação”, “TEST.NORTE”, Comunicação e Divulgação e Gestão de Projeto.
Ação SENS.NORTE
A ação SENS.NORTE pretende sensibilizar e informar as empresas quanto à importância da inovação proveniente das universidades, divulgando e potenciando a existência de casos reais de sucesso com peso na dinamização da economia regional e nacional. Em paralelo, ambiciona promover junto dos investigadores a utilização da propriedade industrial como meio de valorização da investigação, aproximando-os do tecido empresarial. Estas ações de sensibilização, lideradas pela UTAD, serão executadas através de 90 reuniões com empresas (30 por Universidade) e 45 com investigadores (15 por cada Universidade) e da realização de 9 seminários (3 por Universidade). Serão envolvidos nesta ação a UPorto, UTAD e TecMinho (que articulará esta ação para os elementos da UMinho) reforçando a dinâmica de articulação entre o ecossistema de investigação e as empresas da região Norte.
Ação Balcão de Competências Tecnológicas
Esta ação consiste no mapeamento de competências tecnológicas, tem como objetivo conhecer os atores da Região em matéria de I&D+i, ao mesmo tempo que se identificam e promovem os resultados tecnológicos provenientes dos centros de investigação das Universidades do Norte. Desta forma, através da criação de um balcão digital, designado por “Balcão UNorte”, será apresentado as empresas e outras entidades a oferta de competências/ tecnologias/ serviços das universidades do Norte. Nesta articulação, constitui-se assim uma bolsa de serviços e oportunidades de inovação conducente ao aumento de competitividade empresarial e à aproximação de investigação científica às questões mais urgentes para o desenvolvimento socioeconómico da Região. Esta atividade é liderada pela U.Porto, envolvendo todos os copromotores, além dos investigadores e responsáveis pelos centros de investigação das 3 universidades.
Ação MATCH.NORTE
A ação MATCH.NORTE pretende criar oportunidades de networking entre universidades, empresas estabelecidas, spin-offs de base tecnológica e investigadores de forma a que estes possam interagir e trocar informação sobre projetos em que estão envolvidos, reforçando relações de confiança entre os intervenientes e o estabelecimento de canais de comunicação privilegiados. Para isso, esta ação impulsiona a concentração do mundo empresarial e o mundo da investigação da Região Norte, em torno de domínios prioritários definidos pela RIS3, gerando dinâmicas de trabalho colaborativo e potenciando a transferência de tecnologia das universidades paras as empresas da região. A concentração pretendida será produzida através de fóruns de matchmaking que envolverão investigadores, startups e empresas denominados por MACTH@Sector e encontros temáticos individuais, os MATCH@Empresa. Esta ação, liderada pela U.Porto, envolverá também 60 propostas de projetos colaborativos enviadas às empresas e 6 projetos colaborativos contratualizados com empresas. Cada instituição universitária da U.Norte irá decidir os setores abordados nos seus fóruns, sendo que as preferências manifestadas são: Ciências da Vida e Saúde, Recursos do Mar e Economia, Indústrias da Modalidade e Ambiente, Sistemas Avançados de Produção, Sistemas Agroambientais e Alimentação e Capital Simbólico, Tecnologias e Serviços do Turismo.
Ação TEST.NORTE
A criação de um programa de provas de conceito em cada uma das universidades beneficiárias do projeto é uma das principais iniciativas desta ação, e visa estimular a valorização de resultados de investigação promissores, aumentando a sua apetência para serem licenciados a uma empresa ou para a criação de uma spin-off. A prova de conceito será atribuída mediante submissão e avaliação de propostas de trabalho à equipa de gestão de projeto de cada parceiro, após a abertura de concursos específicos com esse fim. As propostas serão avaliadas com base no seu potencial de inovação, mérito comercial e relevância para os objetivos do programa. Como representante da UMinho, esta ação é liderada pela TecMinho e conta com a participação de todos os copromotores da U.Norte.