No sentido de englobar as Universidades do Norte do País num projeto que responda à necessidade de criação de um plano de ação que vise atuar no reforço de transferência de conhecimento científico e tecnológico para o sector empresarial, nasce a UNorte Inova, um projeto que promove uma maior eficácia no Sistema de ID&I e uma maior criação de valor na região. Resulta de um investimento de 1,12 milhões de euros, cofinanciado pelo Norte 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Este projeto foca-se no apoio às empresas nacionais e no desenvolvimento sistemático e sustentado das suas atividades de inovação e aceleração da criação de valor, estabelecendo uma ponte para as atividades de I&D+i que têm sido promovidas nas instituições de ensino superior – U.Porto, UM/TecMinho e UTAD. Sendo a entidade TecMinho, a quarta entidade copromotora deste consórcio, identificada pela Universidade do Minho como sua representante em ações concretas do plano de ação previsto.

Para contrariar a tendência, verificada nos dias de hoje, de redução da capacidade de incorporação nas empresas de resultados de investigação e desenvolvimento e processos tecnológicos desenvolvidos nas Universidades – à exceção do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCNI) – a UNorte Inova faz uso da aproximação entre as Universidades e o tecido empresarial, favorecendo a produção, com o apoio das primeiras, de novos bens, serviços e processos que possibilitam o processo de aceleração da progressão das empresas na cadeia de valor, bem como uma melhor orientação face às necessidades dos mercados internacionais. A promoção da competitividade da economia portuguesa, em particular da Região Norte, pela incorporação e valorização do conhecimento gerado por empresas, empreendedores e instituições do SCTN, constitui o foco principal deste Projeto.

A UNorte Inova é resultado da UNorte.pt, um importante consórcio para a região e o para o país, assinado a 9 de janeiro de 2015, entre a Universidade do Porto (U.Porto), a Universidade do Minho (UM) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com o objetivo de reforçar a articulação estratégica entre estas instituições, fortalecendo a participação conjunta em domínios considerados de interesse mútuo.