Constança Paúl, Jorge Lira e Adélio Mendes foram os homenageados da Gala da Inovação da Universidade do Porto 2017, uma iniciativa da U.Porto Inovação e do Gabinete Alumni que na noite de 4 de outubro reuniu no Museu do Carro Elétrico mais de 250 convidados institucionais, empresariais e académicos.
Criada com o objetivo de celebrar os melhores contributos para a produção de conhecimento na U.Porto e criar um ambiente de networking que potencie a criação de sinergias entre a Universidade e o mundo empresarial, a Gala da Inovação serve de mote para anualmente distinguir os membros da comunidade académica que se destacaram nas áreas da Inovação Social, Inovação Artística e Inovação Tecnológica.
Na área da Inovação Social, a homenageada deste ano foi Constança Paúl, Professora Catedrática e investigadora no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) que criou e ainda dirige o Centro de Atendimento 50+ daquela faculdade. Numa perspetiva de promoção da saúde e do envelhecimento ativo, este centro de atendimento tem como missão dar resposta a necessidades decorrentes de problemas cognitivo-comportamentais, de saúde e bem-estar das pessoas com mais de 50 anos de idade, contando para isso com uma rede de colaborações com autarquias e organizações não governamentais.
Jorge Lira foi o distinguido na área da Inovação Artística pelo seu papel na valorização da Gaita de Foles Mirandesa. Foi ainda enquanto estudante da Faculdade de Arquitetura da U.Porto e membro do Orfeão Universitário do Porto que Jorge Lira construiu a sua primeira gaita de foles. Desde então, dedicou a sua vida a aprender e a construir este instrumento tradicional, num percurso que culminou com a coordenação do projeto de Reconhecimento da Gaita de Foles Mirandesa, que teve um papel determinante para que a mesma fosse oficialmente reconhecida enquanto instrumento musical pelo Ministério da Cultura.A última homenagem da noite, pelo seu papel na área da Inovação Tecnológica, recaiu sobre Adélio Mendes, Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da U.Porto e Investigador Sénior em Processos, Produtos e Energia. Ao longo da sua carreira científica, Adélio Mendes publicou centenas de artigos e desenhou diversos projetos de investigação nacionais e internacionais, todos eles com uma forte ligação ao tecido empresarial. Conquistou também vários prémios, entre eles o prémio Universidade de Coimbra (2016) e o da empresa americana Air Products Chemicals (2011), com um valor pecuniário de 100 mil dólares. As equipas que Adélio Mendes lidera inventaram e desenvolveram diversas tecnologias e incidem, entre outras, na área de separação de gases e na área das energias renováveis.
Numa edição dedicada ao tema do “Engenho Humano”, a Gala da Inovação 2017 teve como oradores convidados a estilista luso-venezuelana Katty Xiomara e o Comandante Cardoso da Silva, Oficial da Marinha Portuguesa e Diretor de Treino de Mar das campanhas de 2011 a 2014 da “Universidade Itinerante do Mar”, uma parceria entre a Universidade do Porto e a Marinha Portuguesa.
Esta foi, de facto, uma noite inteiramente dedicada ao engenho e ao talento da Universidade do Porto. Até mesmo o espetáculo de encerramento do evento teve por tema a inovação produzida na U.Porto: o concerto da violinista Ianina Khemelik, integrante da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, foi realizado com um violino de carbono criado pela IDEA.M, spin-off incubada na UPTEC, e acompanhado por uma nova aplicação da tecnologia de termografia desenvolvida na FEUP que permite ao público verificar, através das variações da temperatura corporal, qual o esforço físico despendido pela intérprete ao longo de um concerto.
Contudo, a Gala da Inovação reveste-se também com um objetivo solidário. Contando com o apoio da Fundação Amadeu Dias, do Santander Universidades e de muitos outros parceiros, entre eles a EFACEC e a Cooprofar-Medlog, parte das receitas do evento reverterá para o Fundo de Ação Social da U.Porto, destinado a apoiar estudantes economicamente carenciados.

