Foram mais de 40 os elementos presentes na comitiva que rumou a Guimarães, com destino a uma das unidades de produção da TMG Automotive. Contando com a presença de membros da Universidade do Porto, de empresas e da própria TMG, estavam reunidas as condições para uma troca multidisciplinar de opiniões, experiências e novos desafios partilhados por ambos os lados: os cientistas e os empresários. O objetivo? Conhecer os ecossistemas de cada um e encontrar possibilidades de colaboração.
Foi a primeira sessão A2B (Academia to Business) de 2018, organizada pela U.Porto Inovação com o objetivo de apoiar o esforço de inovação das empresas, e com um novo parceiro de peso. A TMG AUTOMOTIVE é uma das principais empresas portuguesas do setor têxtil nacional e produz e comercializa tecidos plastificados e outros revestimentos para a indústria automóvel, em particular para o interior automóvel, sendo este o seu mercado alvo/setor de aplicação. A oportunidade de colaborar com uma indústria deste calibre motivou a adesão da comunidade da U.Porto à sessão, e nela participaram mais de 20 investigadores provenientes da Faculdade de Ciências, da Faculdade de Engenharia e também do IFIMUP, INEGI, INESC TEC, LEPABE, LSRE-LCM, SYSTEC e do REQUIMTE-LAQV. Alguns empreendedores de spin-offs do The Circle, bem como responsáveis da ARCP e de empresas do UPTEC também quiseram marcar presença.
Além da troca de experiências e desafios, o encontro incluiu uma visita à unidade de produção da empresa anfitriã em Guimarães, onde o diversificado grupo pôde ver de perto e em tempo real a produção do PVU, um produto inovador que consiste num tecido plastificado ecológico e altamente resistente. Graças às características únicas do PVU, a TMG Automotive recebeu o Prémio Produto Inovação COTEC-ANI em 2016.
Atualmente, a TMG Automotive é o segundo player em dimensão a nível mundial na sua área de negócio, tendo faturado 93 milhões de euros em 2016. A expectativa da empresa é que esse valor aumente, chegando aos 120 milhões de euros por ano daqui a cinco anos. Para alcançar esse objetivo, foram uma das empresas pioneiras na implementação de um sistema de gestão de I&D e inovação e têm apostado cada vez mais na inovação, gerida por uma equipa diversificada na qual trabalham inclusivamente alumni da U.Porto. A sessão A2B de março enquadrou-se então no objetivo de aumentar o conhecimento mútuo no que respeita a I&D e inovação, partilhado tanto pela Universidade como pela TMG Automotive.
As sessões A2B são uma iniciativa da U.Porto Inovação que teve início em 2011. O objetivo é aproximar a comunidade académica do tecido empresarial, promovendo o encontro entre grupos de investigação e empresas com o intuito de formar parcerias que assegurem uma maior eficácia da transferência e valorização de conhecimento. Desde o início da atividade já foram realizadas 40 sessões A2B que contaram com a participação de mais de mil participantes entre membros da Universidade e de empresas.
Esta sessão teve o apoio do U.Norte Inova, um projeto financiado pelo Norte2020, Portugal 2020 e União Europeia.